segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Espaço dedicado, especialmente, aos alunos de Introdução à História dos cursos da Universidade de Brasília. Mas, aberto a outros estudantes e ao público interessado em conhecer um pouco mais sobre história.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEm muitos o machismo é culpas das mulheres mesmo. Pergunto as mulheres mães de meninos: você ensina seus filhos a cozinhar? Lavar a louça? Ajudar nos afazeres domésticos? E como querem que seus maridos o façam. O machismo é uma construção não só do homem.
ResponderExcluirBom, se você ler direito meu comentário vai ver que eu não disse que o machismo é culpa dos homens, porque não acho que seja. É uma construção complexa que tanto é perpetuada quanto atinge homens, mulheres, travestis, transgêneros, intersexs...
ExcluirO que achei complicado na declaração da autora foi ela ter falado que o machismo é culpa exclusivamente das mulheres, se apoiando justamente nesses exemplos que você colocou ali acima (referentes à criação dxs filhxs). Esse argumento é falho porque camufla o fato de que a forma como as mulheres educam as crianças no geral, é fruto de toda uma construção social entorno dos papéis de gênero que vai muito além das histórias dessas mulheres individualmente.
Camufla também o fato de que, por mais que a educação dentro de casa mude e se torne mais igualitária em termos de gênero, o machismo mesmo assim continuaria a existir, porque os mecanismos que garantem a sua eficácia são múltiplos e não se restringem apenas á educação materna.