quarta-feira, 4 de agosto de 2010

História e Música IV: GERAÇÃO COCA-COLA


Começaremos a análise com a música Geração Coca-Cola do primeiro álbum da banda, Legião Urbana, lançado em 1984. Essa música possui como tema a ironização da representação que a sociedade da época tinha da juventude. Os compositores da música, Dado Villa-Lobos e Renato Russo percebem essa imagem construída sobre a geração a qual pertencem e não se identificam com ela. O discurso que proferem se dirige para essa mesma sociedade. O fato de usarem a terceira pessoa do plural também denota a coletividade do discurso, ou seja, estão falando por todos os jovens que também não se identificam com a imagem dominante.

Essa imagem, contra a qual a música se faz, considera um jovem inserido numa sociedade contemporânea; como se percebe pelos termos comercial, industrial, cinema e enlatados; um ser manipulado, passivo, semelhante à visão que se tinha do teenager nos EUA, submetido à cultura exportada pelo imperialismo norte-americano, aceitando-a sem nenhuma crítica (Quando nascemos fomos programados/A receber o que vocês/Nos empurraram com os enlatados/Dos U.S.A., de nove as seis ), por isso pertencia a chamada “Geração Coca-Cola”. Entretanto, pode-se perceber que havia também em torno da juventude uma expectativa (Somos o futuro da nação), embora já num ambiente pós-utópico, no qual as grandes ideologias e sonhos revolucionários estão desacreditados (Somos os filhos da revolução/Somos burgueses sem religião).

O jovem que a música quer construir, contrário à representação que a sociedade tem, possui uma visão negativa desta (Desde pequenos nós comemos lixo [...] Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês). Ele é capaz de entender os mecanismos pelos quais a sociedade funciona (Depois de 20 anos na escola/Não é difícil aprender/Todas as manhas do seu jogo sujo) e com esses mesmos mecanismos vão subverter a ordem (suas crianças derrubando reis/Fazer comédia no cinema com as suas leis). Os parâmetros musicais da canção condizem com o caráter de protesto da letra. O próprio gênero musical, o rock, contribui para isso, já que conota contestação e certa agressividade com o uso de guitarras com distorção e uma interpretação vocal contundente, utilizando-se de “berros”. A música passa valores rituais, pois cria uma solidariedade entre os jovens inconformados com a representação dominante, e valores políticos, já que a música expressa uma identidade contestadora.

Para Renato Russo, a sua geração era injustamente cobrada de uma postura crítica, de um conhecimento sobre seu próprio país, porém, ao mesmo tempo não possuía meios para atender tal demanda, já que as informações as quais tinha acesso provinham dos EUA, principalmente. Em resposta, esses jovens, por meio de um produto cultural como a música, criaram uma nova representação, em torno da qual se formou uma nova identidade, e veicularam seu protesto.

Amanda Camylla e Thiago Dornelles são alunos do quinto semestre de História na UnB

GERAÇÃO COCA-COLA

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos USA, de nove as seis.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola (4x)


Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola (4x)

10 comentários:

  1. Obrigado, ajudou muito
    Abração
    Chico, de Sorocaba

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  2. Obrigada, estou fazendo um trabalho e essas informações me ajudaram muito!

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  3. Obrigada, gostei da explicação estou trabalhando esta letra com meus alunos do ensino médio, na disciplina de Seminário Integrado.

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  4. Muito bom mesmo, ótimo essa sua interpretação!!!

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  5. Parabéns pelo trabalho!!

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  6. Muito bom!! Só acho que não era terceira pessoa do plural, e sim primeira: "quando NASCEMOS FOMOS programados/[...] NOS empurravam com os enlatados..."

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