sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bandeira branca

Sempre que aparece um pano branco um repórter da Globonews explica logo o significado: seria um pedido de paz. Eles também dizem que a população local está recebendo com alegria os tanques de guerra. Pode ser, é dificil nos localizarmos no mar de mentiras que nos cerca. Não sei se eu estivesse no lugar dessas pesssoas se eu estaria aliviado ou simplesmente em pânico. A bandeira branca simboliza paz, é senso comum. Mas, trata-se de um tipo específico de paz: a trégua.

Não se refere à paz num sentido abstrato. Esse tipo de pedido de paz mais genérico parece ser mais comum em certas passeatas de protesto contra a violência, também encarada de modo genérico. A bandeira branca é internacionalmente reconhecida como pedido de CESSAR FOGO. Um pedido que parte de quem está em posição de inferioridade num confronto. É sinal de rendição. E todos sabem outra coisa: é crime de guerra atirar numa pessoa que porta uma bandeira branca.

Ou seja: além de um pedido genérico de paz, a bandeira branca pode significar: por favor, não atire em mim.

Numa rápida pesquisa na internet, não encontrei nada melhor do que isso aqui, sobre a história do uso da bandeira branca. Não estou endossando a reconstrução histórica apresentada. Uma pesquisa mais cuidadosa teria que ser feita nesse sentido. De qualquer modo, o pouco que é dito já permite alguma reflexão.

3 comentários:

  1. muito bom essa resposta pra minha tarefa de casa

    ResponderExcluir
  2. nossa a professora falou que ta errado que bosta ,porcaria nao encomendo gente vcs ler essa resposta ta errado

    ResponderExcluir
  3. muito bom essa resposta pra minha tarefa de casa

    ResponderExcluir