Uma das coisas que se tornam rotineiras para o historiador é o manuseio das fontes primárias. Um dos obstáculos é que, dependendo do assunto, as fontes estão fora do alcance do historiador. Nesse sentido, o esforço de alguns grupos para a digitalização de manuscritos tem facilitado o nosso acesso ao conteúdo deles. O Daphnet é um portal que dá acesso para plataformas digitais que contêm fontes primárias, eventualmente complementadas por fontes secundárias e instrumentos de crítica. Estes arquivos podem conter tanto o fac-símile ou a transcrição do manuscrito. Além disso, as plataformas são inter-operáveis, abertas à colaboração de estudiosos, e são certificadas por um conselho de revisores.As plataformas se dividem em:
Pré-Socráticos: contém uma famosa coleção, em noventa capítulos, editada por H. Diels e W. Kranz, com a tradução paralela para o italiano editado por G. Giannantoni.
Socráticos: é uma coleção de testemunhos sobre Sócrates e sobre os socráticos (Socratis et Socraticorum Reliquiae), editada por G. Giannantoni.
Laertius: é uma coleção dos escritos do historiador e biógrafo Diogenes Laertius.
Filosofia Moderna: é uma seleção de fontes primárias de nomes como Kant, Giordani Bruno, Baumgarten, Descartes, Leibniz e Spinoza.
A plataforma pode ser acessada em italiano, francês, inglês e alemão, mas os documentos estão divididos em duas colunas: uma primeira em grego e a segunda com a tradução para o italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário