quarta-feira, 2 de junho de 2010


“Eu tenho um conto sobre um homem que decide desenhar o mundo. Então, senta frente a uma parede branca – nada impede que pensemos que essa parede é infinita -, e o homem começa a desenhar todo tipo de coisas: desenha âncoras, desenha bússolas, desenha torres, desenha espadas, desenha bengalas. E continua desenhando assim, durante um tempo indefinido – porque ele teria atingido a longevidade. E enche essa longa parede de desenhos. Chega o momento de sua morte, e então lhe é permitido ver – não sei muito bem como -, com uma só olhada, toda sua obra, e percebe que o que desenhou é um retrato de si mesmo. Agora, eu acho que essa parábola ou fábula minha poderia se aplicar aos escritores, ou seja, um escritor pensa que fala de muitos temas, mas o que realmente deixa é, se tiver sorte, uma imagem de si próprio.” Jorge Luís Borges


4 comentários:

  1. Belíssimo!
    Poderiam colocar a referência bibliográfica deste excerto?

    Aproveito para parabenizar a iniciativa deste blog. Daniel, já me tornei seguidora.
    Visitem meu blog História por aí
    Não é acadêmico, mas tem posts leves e interessantes.

    Deixo aqui a dica de um blog de resenhas que acabo de conhecer.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalia,

    tudo bem? Seu blog está "linkado" também. Obrigado pela dica. é isso aí, a gente precisa fazer usos mais produtivos da rede...

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Nathália,

    a frase se encontra num dos livros publicados pela editora Hedra que reune as conversas do escritor argentino com o jornalista e professor Osvaldo Ferrari: Sobre a amizade e outros diálogos, Sobre a filosofia e outros diálogos e Sobre os sonhos e outros diálogos. São ao todo cerca de 90 diálogos, gravados na mitológica biblioteca da casa de Borges.

    ResponderExcluir
  4. A arte seria a pureza mais profunda e cósmica a que os homens conseguiram alcançar, em seu próprio universo superior à razão, onde eles se confundem com o infinito da dúvida e da negação,
    e recaem, na vertigem da lucidez que verte em poesia, de todos os tempos a arte, o tempo, a luz e a escuridão: o homem e sua vontade, ao nosso modo tão humano de ser, estar e, desumanamente, querer ao mesmo tempo.

    E então quem sou o "eu" que eu construo, e quem são os outros, ou, pra que eles servem a mim?

    ResponderExcluir