É um “intercâmbio” entre as universidades federais. Pode ter a duração de seis meses e ser estendido por um ano. Há uma bolsa disponível através do Santander Universidades (http://www.santanderuniversidades.com.br/site/noticia/index.jsp?idMateria=88&idCanal=3).
Os pré-requisitos são: que seja aluno da graduação (que tenha cursado todas as disciplinas obrigatórias do primeiro e segundo semestre do curso, com, no máximo, uma reprovação); o aluno deve ter ingressado na UnB através do vestibular ou do PAS; as matérias a serem cursadas na instituição destino serão da área específica do curso do graduando.
É necessário que se verifique no site da Universidade pretendida qual o prazo para solicitar matrícula em mobilidade e quais os documentos necessários.
De posse dessas informações o aluno deverá elaborar junto com o Coordenador do seu curso, aqui na UnB, um ofício com a sua apresentação e a listagem das disciplinas equivalentes na Universidade pretendida (declaração de equivalência). As disciplinas precisam ser equivalentes para que no seu retorno à UnB as mesmas tenham aproveitamento de créditos.
Juntamente ao ofício do Coordenador são necessários outros documentos:
1) carta de motivação onde o aluno descreverá as razões que o motivaram escolher a Universidade pretendida;
2) histórico escolar;
3) documentos exigidos pela Universidade pretendida;
4) cópia RG e CPF;
5) declaração de equivalência das disciplinas assinada pelo Coordenador do Curso.
Depois de pronto, o processo deverá ser encaminhado pela secretaria do curso, via UnBDoc, para DAIA.
Para maiores informações:
intercambiodaia@unb.br (61) 3307-2540 (61) 3307-2540
Moira – Agronomia/UnB (fez a mobilidade em 2009 para Universidade Federal de Viçosa)
Era exatamente o que eu queria saber.
ResponderExcluirObrigado.