segunda-feira, 1 de março de 2010

Pesquisando I

Durante o meu trabalho de iniciação cientifica (PIC) tenho encontrado algumas das naturais dificuldades de principiantes. Parece que para o pessoal da pós-graduação tudo é muito óbvio, mas a mim não é. Então para uso de vocês, compartilho aqui o que eu venho “descobrindo”.

BASE DE DADOS DA BCE: além dos livros, existem milhares de artigos no mundo todo relacionados de alguma forma com o conteúdo que você deseja. A BCE (Biblioteca da UnB e outras bibliotecas também) tem uma série de convênios com diversas bases de dados como CAPES. Periódicos e o JSTOR. Para acessá-los nós da graduação devemos estar num computador da própria BCE ou podemos levar o laptop e acessar essas bases de lá da biblioteca porque o acesso é restrito a computadores conectados à REDUnB. Dessa maneira, docentes, alunos de pós-graduação e servidores que quiserem utilizá-la a partir de um computador particular devem cadastrar-se junto ao CPD da UnB.

COMUT: Se o artigo que você procura não está disponível nessa base de dados, é possível fazer uma busca em outras bibliotecas conveniadas com a UnB. Vá até a sala do Comut na BCE e requisite um formulário para fazer o pedido de uma pesquisa sobre se o seu artigo está disponível no Brasil. Se ele não estiver disponível no Brasil, você pode pagar (o valor depende do número de páginas do artigo) para que seja feita uma pesquisa em bibliotecas estrangeiras. Se não acharem, o seu dinheiro será devolvido. Se acharem, você pagará mais um valor pelo artigo mesmo. O processo todo pode demorar um pouco, mas é válido porque fica realmente mais barato do que comprar o artigo direto da editora, o que pode te custar uma centena de dólares.


Qualquer dúvida você pode ir direto ao balcão de informações da BCE que eles vão te dar todos os detalhes. E assim que eu for “descobrindo” outras coisas eu vou postando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário