segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Depoimento:Thiago Dornelles Cardoso, 4º semestre em 2º/2009- História -UnB




Acho que a minha escolha pelo curso de história foi um tanto quanto inconsciente. Eu tava prestes a terminar o médio, e precisava escolher uma faculdade pra cursar. É uma necessidade que se impõe, sair do colégio e ir pra faculdade, pelo menos para o ambiente no qual eu estava inserido... Não imaginei nenhuma alternativa, como mudar de cidade ou arranjar um emprego... segui o rumo que seguiu boa parte das pessoas do meu convívio social, que era ir para faculdade.
Para escolher qual o curso, peguei um folheto com os cursos oferecidos pela UnB e fui riscando todos aqueles que não havia a menor possibilidade de eu gostar. Medicina, nutrição, agronomia e um bocado de outros saíram aí. Porém, a lista restante era bem grande ainda. De química à comunicação social, das engenharias à história. O primeiro vestibular que prestei, antes de terminar o colégio e só para conhecer o esquema sem pretensão alguma de passar, foi pra ciência da computação...
Por fim escolhi história, em detrimento de filosofia, para a qual também eu tinha passado (pelo PAS). Não porque fosse meu grande sonho trabalhar como professor (essa era minha perspectiva de trabalho) ou algo assim (eu já tinha abandonado meus sonhos de reforma da sociedade pelo magistério), mas porque eu gostava de história enquanto matéria e textos historiográficos divertiam a minha leitura.
O curso me parece bom. Salvo uma ou outra exceção, tive a sorte de encarar bons professores, tanto em sentido de capacitação (é, a UnB tem mecanismos pra garantir professores qualificados) quanto de consciência didático pedagógica (avaliações razoavelmente sãs, relação professor aluno, método didáticos...) e pode até parecer absurdo elogiar isso que poderia ser considerado pré-requisito... contudo, acredite, na UnB isso é uma grande coisa.
História na UnB é um curso bem flexível. Você pode se formar sem muito esforço, conseguir um diploma e rumar pra algum concurso da vida; bem como pode alavancar uma carreira acadêmica, há espaço pra isso, pouco, mas há. Essa questão do espaço pra formação de um acadêmico de verdade ser pouco se deve também pela pouca demanda. Grupos e projetos de estudo existem praqueles que buscam. Eles não se esforçam institucionalmente pra vincular os alunos, entretanto, se o aluno quer, corre atrás.
Problemas e faltas tem um monte e pode melhorar em um monte de coisa: na unb, no departamento, no ca, no currículo... Todavia vou deixar essa parte pra quem tenha um projeto específico pra defender. Com a abertura do licenciatura noturno e a reforma curricular, que ouvi dizer que dentro de alguns anos (!!) vai ser implementada, algumas incongruências vão ser atenuadas. Como a obrigatoriedade de monografia final pro bacharelado e coisas assim. Mas, o que pretendo fazer quando me formar? Não faço a mínima idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário